Noticias.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mulheres são foco das campanhas do Dia Mundial Sem Tabaco



A OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu dirigir as campanhas do Dia Mundial Sem Tabaco (31) ao público feminino este ano. Estimativas globais indicam que apenas 9% das mulheres fumam, contra 40% dos homens, o que tem feito a indústria do cigarro concentrar esforços de publicidade nesse grupo com potencial para se expandir.

Segundo a OMS, de um total de 5 milhões de mortes causadas pelo cigarro a cada ano, aproximadamente 1,5 milhão são de mulheres. Mas esse padrão pode se modificar em breve se nada for feito: em muitos dos 151 países pesquisados recentemente pela organização, o tabagismo já é mais frequente em meninas do que em meninos.

Embora as doenças do fumo ainda matem menos mulheres, são elas as mais vulneráveis aos efeitos da fumaça. Em todo o mundo, dos cerca de 430 mil adultos mortos anualmente por enfermidades provocadas pelo fumo passivo, 63% são do sexo feminino.

Seguindo a orientação da OMS, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) escolheu como slogan de sua campanha a frase “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. Em todo o material, as imagens das flores representam contrastes aos males causados pelo tabaco, comparando proteção ao meio ambiente, beleza e qualidade de vida, com o cigarro, que remete ao desmatamento, envelhecimento precoce e a diversos problemas de saúde.

O Inca também irá realizar ações no Rio de Janeiro, onde está sediada. Mais informações sobre as atividades e sobre o tabagismo podem ser encontradas no site www.inca.gov.br/tabagismo.

Nenhum comentário: